Blog Recours

10 motivos para investir em Business Intelligence e crescer na crise

Você nunca conquistará novos resultados se fizer sempre tudo igual! Pensando nisso, investir em Business Intelligence (BI) se tornou fundamental para as empresas que querem se manter competitivas no mercado.

Mas qual é a relação entre esse aliado (BI) e a evolução em meio à crise? Como o BI pode ser vantajoso para as organizações? Por que direcionar uma parte dos lucros nesse sentido? Continue a leitura, descubra as respostas e conheça as ferramentas disponíveis!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é o termo utilizado para o ato de utilizar softwares e ferramentas digitais para reunir e interpretar uma grande quantidade de dados, passando por quatro fases distintas: coleta, transformação, carga e apresentação dos resultados.

O principal trunfo da tecnologia é o acesso a um número bastante expressivo de dados, que é capaz de gerar insights e indicar a melhor rota no que diz respeito à tomadas de decisão.

Com isso, a gestão se torna mais eficiente e consistente, além de ser pautada pela realidade histórica e não apenas por “achismos”.

Por que investir em Business Intelligence ajuda seu negócio a crescer em tempos de crise?

A pandemia, vivenciada em todo o mundo desde março de 2020, provocou um cenário instável e com frequentes oscilações no mercado. Portanto, para se diferenciar no mercado, as empresas precisam encontrar novas alternativas, como investir em Business Intelligence.

Apesar de parecer um “gasto” para muitos empresários, essa decisão é estratégica. Além de ter consequências diretas na produtividade – já que otimizam os processos internos – essas ferramentas de BI também trazem outro trunfo importante em tempos de crise: redução de custos e insights para o aumento da receita!

10 motivos para investir em Business Intelligence

1. Acesso a um perfil completo do consumidor

As ferramentas de BI permitem um relacionamento mais próximo com o público, importante para o entendimento de detalhes primordiais para o crescimento de qualquer empresa.

Com isso, decisões estratégicas como desenvolvimento de produtos e/ou serviços, assim como campanhas de marketing, podem se tornar mais assertivas.

2. Análise da eficiência e da produção do time

Como acompanhar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores em um cenário de home office? Ou, até mesmo, presencialmente se as equipes estão em espaços distantes?

Por meio das alternativas de BI, os gestores conseguem acessar relatórios estratégicos, estudar a produtividade dos setores, mesclar dados, entre outros.

3. Conquista e fidelização de clientes

Agora sob outra vertente, o relacionamento com os clientes reaparece como vantagem de investir em Business Intelligence.

Isso porque os dados coletados também tornam possível conhecer melhor sua persona, gerar insights e criar estratégias para reter esses clientes, o que coloca a tecnologia como uma ferramenta primordial para a atração e fidelização do público-alvo.

4. Diminuição de custos

Não é novidade que o departamento financeiro é o primeiro a ser afetado durante uma crise e ter uma ferramenta de BI à disposição permite controlar a realidade dessa área.

Além, é claro, de avaliar o fluxo de caixa, fazer um diagnóstico e identificar clientes inadimplentes. Portanto, trata-se de um investimento interessante para atuar na redução de gastos.

5. Estudo e direcionamento estratégico das demandas

O volume de demandas de uma organização é, obviamente, um ponto positivo. Porém, ao mesmo tempo, pode se tornar um problema se não houver um direcionamento adequado.

Assim, investir em Business Intelligence também significa ter o apoio da tecnologia para acompanhar prazos, alavancar a produtividade e ter resultados mais ágeis e eficazes.

6. Identificação de oportunidades de investimento

Se você chegou até aqui, ficou claro que as ferramentas de BI permitem acessar e interpretar uma enorme quantidade de dados. E uma das consequências também é a indicação de oportunidades de mercado para a sua empresa investir.

7. Integração entre todas as áreas

Ao investir em Business Intelligence, os gestores conseguem um feito importante para as organizações.

Isso porque será mais fácil entender a rotina e as tarefas de cada setor e conectá-las. Assim, o negócio funcionará como um só e não mais como departamentos isolados, sem troca de informações.

8. Maior competitividade no mercado

Até aqui já ficou claro os diferenciais que as plataformas de BI apresentam, certo? Portanto, é simples identificar como ter acesso a essas possibilidades faz com que a organização se destaque no mercado.

E, naturalmente, tenha maior poder de competitividade frente às que não usufruem de tais tecnologias.

9. Otimização de tempo para gerar avaliações e relatórios

A rotina de diversas empresas envolve a geração de relatórios e análises, indispensáveis para a criação de estratégias e prestação de contas para clientes, por exemplo. Quando encontramos ferramentas que auxiliam nesse processo, a economia de tempo já é uma vantagem.

Com o uso de ferramentas especializadas, ainda é possível cruzar informações de diversas áreas. E isso contribui para que, de maneira rápida e eficiente, os gestores tenham acesso a avaliações que impactam nos processos internos e no crescimento externo.

10. Tomada de decisão baseada em dados

Já pensou no impacto de uma decisão tomada de forma equivocada ou mal direcionada? A melhor forma de decidir algo em uma empresa é contar com um respaldo de estudos e informações.

Com o uso de Business Intelligence, essa tarefa se torna mais simples. Ao acessar e cruzar dados aprofundados, a tomada de decisão será mais assertiva e segura.

Qual a melhor maneira de investir em Business Intelligence?

Com mais de 26 anos de história, a Recours é uma empresa que aposta em inovação e oferece uma solução completa de dados aos clientes.

Nossa equipe desenvolve projetos de inteligência de dados, visando que as empresas consigam organizar as informações. E, é claro, usufruir delas da maneira mais eficaz, levando em consideração a possibilidade de contar com templates, prontos e customizáveis separados por vertical, agilizando de forma substancial todo o processo.

Entre em contato, saiba mais sobre as soluções e conte com um time altamente qualificado para investir em Business Intelligence ainda este ano.

Veja também

10 motivos para investir em Business Intelligence e crescer na crise

Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante ...
Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante em tempos de crise.

Aceleradores Recours

Libere o poder de seus dados de forma simples e rápida. ...

Conheça os três pilares da segurança da informação

Para conter os ataques cibernéticos, as empresas devem ter atenção a três pilares da segurança ...
Para conter os ataques cibernéticos, as empresas devem ter atenção a três pilares da segurança da informação. Conheça cada um e suas características!