Blog Recours

5 fatores para escolher solução de gestão de banco de dados

O banco de dados é uma peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Quando gerenciadas de forma eficiente, essas informações se tornam primordiais para a empresa se destacar no mercado. Por isso, fazer a gestão do banco de dados é uma decisão estratégica.

Por que o gerenciamento de banco de dados é tão importante?

Cada vez mais, o atual mercado corporativo exige dinamismo das empresas, especialmente no que diz respeito à inovação. Para isso, os empresários precisam conhecer muito bem o segmento em que estão inseridos, para conseguir respostas rápidas para a tomada de decisão e fazer uma projeção realista de escalonamento do seu negócio.

Uma forma bastante eficiente de conseguir isso é com uma análise do cenário atual, com as informações reunidas no banco de dados. Entretanto, grande parte dos profissionais de TI consideram um problema o gerenciamento desses dados com aplicativos empresariais, que não têm uma performance adequada diante da importância dessa área.

Mas, o que levar em conta na hora de investir em gestão do banco de dados? Com certeza, existem uma série de fatores que devem ser avaliados para proteger os dados, simplificar o dia a dia das equipes e evitar prejuízos para o negócio.

Separamos os 5 principais fatores para definir a melhor solução em gerenciamento de banco de dados para a sua empresa:

1 – Monitoramento constante e suporte especializado

Um dos pontos essenciais na escolha da solução de banco de dados é verificar se o serviço escolhido inclui monitoramento constante e suporte especializado. Afinal, a empresa precisa ser alertada de forma prioritária em caso de possíveis problemas, além de ter uma equipe de suporte com disponibilidade para atuar com urgência.

Ou seja, é algo mais amplo do que investir em uma ferramenta que ofereça atendimento em horário comercial durante 5 dias por semana. Dependendo do tipo e/ou porte da empresa, o gerenciamento de banco de dados precisa atender às necessidades do contratante 24 horas por dia, até para ser possível considerar intervenções proativas antes dos problemas surgirem.

2 – Certificação e experiência de mercado

Você sabia que existem certificações específicas para as empresas especializadas em gestão de banco de dados? Alguns dos melhores fabricantes do mercado, como Oracle e Microsoft, são exemplos disso.

Então é indispensável conferir se a equipe responsável pela implementação do serviço na sua experiência é certificada e possui experiência relevante no mercado. Afinal, eles cuidarão de alguns dos bens mais valiosos da sua empresa.

3 – Aplicativo para acompanhamento

Outro item fundamental para gerenciar o banco de dados é um aplicativo para acompanhar o funcionamento da ferramenta.

Essa disponibilidade é uma questão estratégica para a visualização de dados de forma mais intuitiva e facilita a identificação de eventos que possam prejudicar a performance

Além disso, com um aplicativo é possível definir estratégias mais assertivas sobre investimentos no negócio e melhorias que visam aperfeiçoar o banco de dados.

4 – Segurança

Outro fator primordial para se considerar na escolha de uma empresa que faça a gestão do banco de dados é a segurança. Afinal, os dados são o ativo mais importante do seu negócio, especialmente para aqueles que lidam com informações sensíveis, como bancos e e-commerces.

Adotar soluções que invistam em medidas de segurança para garantir a integridade dos dados dos clientes e cumprem as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados é essencial.

5 – Previsibilidade de custo

Se você optou por um serviço de gerenciamento de banco de dados que oferece um plano compacto de horas para economizar, talvez essa não seja a melhor escolha por alguns motivos simples.

O primeiro é que uma gestão sem limite de horas traz benefícios que estão ligados aos outros fatores já citados, como suporte e monitoramento constante. Se não houver prioridade no atendimento às necessidades da empresa, isso pode impactar a gestão com custos não previstos no orçamento.

Além disso, como garantir uma performance adequada (e esperada) se não houver um comprometimento integral com o seu negócio? Esse aspecto também pode impactar de forma negativa na produtividade das equipes.

Sendo assim, o mais recomendado é optar por uma empresa que possua um serviço de gestão de banco de dados que possibilite atender a todos os requisitos citados no artigo, com o bônus da previsibilidade de custo.

A Recours é uma empresa especializada em gestão, alta disponibilidade, segurança, performance e monitoramento de banco de dados Oracle.

Conheça os serviços de gestão de banco de dados da Recours:

  • DBA dedicado
  • Disponibilidade 24×7
  • SLAs com baixo tempo de resposta
  • Monitoramento com alertas de incidentes
  • Política de backup e recovery
  • Ambiente de contingência
  • Proatividade
  • Segurança

Além disso, a empresa oferece serviços sob demanda, de acordo com as necessidades atuais da empresa, com implantações de soluções de alta disponibilidade, contingência, migrações de versão, infraestrutura, análises de performance e move to cloud.

Entre em contato e saiba mais sobre as soluções de gestão de banco de dados da Recours.

Veja também

5 fatores para escolher solução de gestão de banco de dados

A gestão de banco de dados é uma decisão estratégica para o sucesso do negócio. Confira os fatores principais para escolher a melhor solução.

Por que as empresas recorrem à nuvem para operações mais rápidas e flexíveis?

O armazenamento em nuvem já se tornou sinônimo de inovação, velocidade e flexibilidade Entenda porque as empresas estão investindo na tecnologia!

Por que migrar da On-premise para o Oracle Cloud Infrastructure?

O Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é uma plataforma ampla de serviços de nuvem para empresas que buscam alto desempenho, flexibilidade, […]