Conheça os três pilares da segurança da informação
Com a tecnologia sendo cada vez mais relevante nas instituições, as empresas precisam investir em soluções assertivas para se proteger dos ataques cibernéticos. Para isso, é primordial ter atenção aos três pilares da segurança da informação que são vitais para os processos de proteção de dados.
Segurança da informação: quais são os 03 pilares?
Para garantir que os processos necessários para a segurança da informação funcionem de forma correta, as equipes de TI e os gestores devem se basear em três pilares fundamentais:
1- Confidencialidade: frente aos perigos de crimes virtuais, esse conceito está diretamente ligado ao que será feito para garantir que conteúdos sigilosos não sejam comprometidos;
2- Disponibilidade: aqui, leva-se em consideração o quanto as informações e os programas podem ser acessados pelos colaboradores quando necessário;
3- Integridade: corresponde à preservação dos dados e processos da empresa por todo o seu ciclo de vida, sem que haja interferência externa para corrompê-los ou danificá-los.
Entenda cada um dos três pilares da segurança da informação
Confidencialidade
A palavra-chave desse pilar é privacidade! Ou seja, o propósito da confidencialidade é impedir que os dados sejam alcançados por criminosos virtuais. Afinal, o roubo de informações não se restringe à empresa em si.
Isso porque os dados de clientes, colaboradores e fornecedores também sofrem as consequências de uma segurança da informação deficiente. E esse descuido pode resultar em processos jurídicos iniciados por terceiros prejudicados e problemas financeiros.
Assim sendo, existem certos passos fundamentais para garantir a confidencialidade na segurança da informação.
- Restringir o acesso aos dados para, apenas, áreas envolvidas e profissionais autorizados;
- Oferecer capacitação aos trabalhadores para que as informações sejam manipuladas com atenção;
- Fazer com que todos esses colaboradores entendam a importância de manter o sigilo, bem como conheçam as consequências de possíveis vazamentos;
- Implantar medidas de segurança, como autenticação em dois fatores e verificação biométrica.
Disponibilidade
O acesso às informações e aos sistemas da organização e o tempo em que isso acontece ditam a disponibilidade! Mas qual a relação com a segurança da informação? Pense no quanto o trabalho de um colaborador pode ser prejudicado por não conseguir conferir dados necessários para uma tarefa importante.
Naturalmente, esse fato pode acarretar em uma pausa perigosa no andamento dos processos e também pode acarretar em prejuízos financeiros para a empresa. Ao mesmo tempo, esse pilar da segurança da informação também diz respeito à falta de comunicação e a importância de contar com sistemas funcionais.
Para assegurar a disponibilidade, as equipes de TI precisam se atentar a alguns pontos:
Contar com um plano de Recuperação de Desastres (DR) para que possíveis crises sejam resolvidas o quanto antes e de forma efetiva;
- Implementar procedimentos de manutenção ágil de hardwares;
- Manter as atualizações dos sistemas em dia;
- Usufruir de uma infraestrutura tecnológica que garanta fácil acesso aos dados.
Integridade
Já a integridade tem a finalidade de garantir a confiabilidade, a consistência e a precisão dos dados e dos sistemas – não importa quanto tempo passe ou quantos procedimentos estejam envolvidos.
Ou seja, os arquivos precisam ser armazenados e fluir exatamente como foram desenvolvidos, sem que ações externas possam corrompê-los ou danificá-los.
Portanto, a atenção especial com a proteção de dados é fundamental para manter a integridade da segurança da informação. Para isso, a empresa pode investir em:
- Backups para recuperação de dados;
- Controle de acesso dos colaboradores e permissões;
- Possibilidade de retornar versões anteriores para quando alterações equivocadas ou inadequadas forem executadas.
Como garantir a segurança em banco de dados?
O banco de dados é o ambiente onde estão armazenadas as informações relevantes de uma empresa.
Diante da importância deste ambiente, os gestores devem ter a proteção deste banco de dados como uma prioridade. Afinal, além de se atentar que as informações não caiam nas “mãos” de pessoas erradas, também é preciso se preocupar com os processos de quem, de fato, tem acesso aos dados. Com isso, algumas medidas se tornam obrigatórias, como:
- Contar com uma forte política de senhas;
- Ter backups à disposição;
- Usar criptografia;
- Usar mascaramento de dados;
- Investir na capacitação contínua da equipe.
Mas, esses são apenas alguns exemplos básicos do que pode ser feito para garantir a segurança em banco de dados.
Quer melhorar a segurança dos dados do seu negócio?
A Recours é uma empresa especializada em gestão, alta disponibilidade, segurança, performance e monitoramento de banco de dados Oracle.
Entre em contato e conheça as soluções da Recours para segurança da informação!