Blog Recours

Por que as empresas recorrem à nuvem para operações mais rápidas e flexíveis?

O armazenamento em nuvem já se tornou sinônimo de inovação, velocidade e flexibilidade em empresas de diversos segmentos! Acelerada pelos impactos da pandemia, essa transformação digital promete se intensificar ainda mais nos próximos anos.

Mas, quais são os motivos para que tantas empresas deixem o modelo tradicional de computação para migrar para a nuvem? Veja as 05 principais razões:

1 – Redução de custos

As empresas que ainda seguem o modelo tradicional de armazenamento podem comprovar que não é barato investir em uma estrutura física, com servidores, sistemas e uma equipe de profissionais de TI a postos para resolver problemas.
Além disso, há ainda os custos para manter o ambiente climatizado 24 horas por dia e implementar as medidas de segurança para evitar o vazamento de dados. Com isso, uma parte expressiva da receita é comprometida, o que impede o investimento em outras áreas.

2 – Flexibilidade para escalonamento

Outra vantagem da nuvem é a sua flexibilidade, que permite contar com o serviço em qualquer horário, todos os dias. Com acesso à Internet, é possível acessar os dados da empresa de qualquer lugar.
Além disso, a infraestrutura de nuvem é facilmente escalável, permitindo a ampliação de armazenamento e serviços, conforme a necessidade do negócio. Não é à toa que grandes empresas já aderiram à tecnologia!

3 – Automatizar as operações

Não é novidade que boa parte das operações de uma empresa podem ser totalmente automatizadas com soluções que já existem hoje.

É uma adaptação necessária para reduzir processos manuais, minimizar erros e facilitar tarefas que impulsionam o crescimento do negócio, além de favorecer uma análise precisa de dados mesmo com um volume maior de transações processadas.

4 – Democratizar o acesso aos dados

Conforme já apontamos, a análise dos dados é diretamente facilitada com a nuvem! Isso resulta em uma geração de relatórios mais fácil e otimizada, mitigando falhas e reduzindo o tempo investido no fechamento de operações financeiras. Um diferencial importante para uma tomada de decisão mais assertiva!

5 – Maior vantagem competitiva

Com a possibilidade de reduzir custos, facilitar sua rotina de operações e aumentar a velocidade de escalonamento, a nuvem pode ser um impulso para a empresa que busca se destacar entre os concorrentes e crescer no mercado.

Quer adotar a nuvem como estratégia na sua empresa?

Aposte nas facilidades da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), um conjunto de serviços de nuvem que oferecem confiabilidade, escalabilidade e desempenho inigualáveis.

Pronta para auxiliar a sua empresa em todas as etapas do projeto de implementação, a Recours tem um time de especialistas para entender a sua necessidade e apresentar o projeto que se enquadre nas demandas do seu negócio.
Clique aqui e descubra como a OCI pode acelerar a transformação digital da sua empresa!

Veja também

5 fatores para escolher solução de gestão de banco de dados

A gestão de banco de dados é uma decisão estratégica para o sucesso do negócio. Confira os fatores principais para escolher a melhor solução.

Por que as empresas recorrem à nuvem para operações mais rápidas e flexíveis?

O armazenamento em nuvem já se tornou sinônimo de inovação, velocidade e flexibilidade Entenda porque as empresas estão investindo na tecnologia!

Por que migrar da On-premise para o Oracle Cloud Infrastructure?

O Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é uma plataforma ampla de serviços de nuvem para empresas que buscam alto desempenho, flexibilidade, […]