Blog Recours

Fim do suporte Oracle para bancos de dados 11g e 12c

O suporte para as versões 11g e 12c do Banco de Dados Oracle acabou, o que devo fazer?

Inicialmente precisamos identificar qual versão do Banco Dados está homologada para a sua aplicação.

Posteriormente precisamos adequar o seu ambiente às novas regras de licenciamento Oracle. Após a versão 12.1.0.1 as regras para a versão Standard do Banco de Dados Oracle mudaram.

Para poder utilizar as versões mais novas, os clientes devem atualizar o Oracle Database Standard para o Oracle Database Standard 2.

Mas é necessário ficar atento às regras da política comercial da Oracle, pois algumas limitações de utilização do hardware foram implementadas no Oracle Database Standard 2. São elas:

  • Limitação do número de processadores. São permitidos apenas 2 processadores físicos no ambiente, seja em ambiente Single Node ou em RAC.
  • Limitação de 16 Threads. Ex.: Equivale a 1 processador Intel com 8 cores.
  • A partir da versão 19 não é permitido trabalhar com ambiente em Oracle RAC.

Para mais informações:
https://www.oracle.com/assets/lic-def-rules-v030819-5390819.pdf

Por que é importante migrar a sua base de dados para uma versão com suporte do fabricante?

No final de 2020 a Oracle descontinuou o suporte do Banco de Dados Oracle nas versões 11g e 12c.

A falta de suporte pode impactar seu negócio de forma extremamente negativa, levando a paradas inesperadas e falhas na segurança.

Com o encerramento do suporte, a Oracle deixa de fornecer:

  • Novas atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas;
  • Novas atualizações tributárias, legais e regulamentares;
  • Novos scripts de upgrade de versão;
  • Certificação com novos produtos / versões de terceiros;
  • Certificação com novos produtos Oracle.

As atualizações são essenciais para a continuidade produtiva das empresas.

Elas disponibilizam recursos importantes, como a correção de bugs, identificação de brechas de segurança e novas funcionalidades, melhorando o ambiente de forma significativa.

Quais as vantagens de ter as versões atualizadas do Banco de Dados e sistema operacional?

Em um cenário de migração, o sistema operacional e seus patches também são atualizados para as últimas versões, de forma a estar certificado com a nova versão do Oracle.

Esse ambiente de banco de dados e sistema operacional atualizados traz inúmeros benefícios, visto que todas as vulnerabilidades conhecidas já estão devidamente corrigidas.

Desta maneira, temos um sistema muito mais robusto e muito menos suscetível à possibilidade de ser comprometido, o que é importante principalmente nesse momento em que muitas empresas têm sido alvos constantes de sequestros de suas bases de dados através do uso de Ransomware.

Calendário de Disponibilidade de Suporte

TabelaDescrição gerada automaticamenteInterface gráfica do usuário, Aplicativo, TeamsDescrição gerada automaticamente

Fonte: http://www.oracle.com/us/support/library/lifetime-support-technology-069183.pdf

Tipos de Suporte

Suporte Premier

O Suporte Premier fornece manutenção e suporte para seu banco de dados Oracle por cinco anos, contados a partir de sua data de disponibilidade.

Este suporte compreende :

  • Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
  • Suporte técnico;
  • Atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas de patches;
  • Atualizações fiscais, legais e regulatórias;
  • Scripts de atualização;
  • Certificação com a maioria dos novos produtos/versões de terceiros;
  • Certificação com a maioria dos novos produtos Oracle.

Suporte Extended

O Suporte Extended fornece 3 anos de suporte adicional para versões específicas e sem suporte da Oracle por uma taxa adicional. Você continua se beneficiando com:

  • Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
  • Suporte técnico;
  • Atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas de patches;
  • Atualizações fiscais, legais e regulatórias;
  • Scripts de atualização;
  • Certificação com a maioria dos produtos/versões de terceiros existentes;
  • Certificação com a maioria dos produtos Oracle existentes;
  • O Suporte Extended pode não incluir certificação com alguns novos produtos/versões de terceiros.

Suporte Sustaining

O objetivo do Suporte Sustaining é dar um tempo extra ao cliente para que ele faça o planejamento de sua estratégia de atualização.

Quando o Suporte Premier expirar, se você escolher não comprar o Suporte Extended, ou quando o Suporte Extended expirar, apenas o Suporte Sustaining estará disponível, contanto que você licencie seus produtos Oracle.

Com o Suporte Sustaining, você recebe suporte técnico, incluindo acesso às ferramentas de suporte online da Oracle, bases de conhecimento e suporte técnico de especialistas.

Ele compreende:

  • Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
  • Suporte técnico;
  • Correções, atualizações e atualizações críticas de patches criados durante o Suporte Premier e Extended (se oferecido e somente após o término do período do Suporte Extended);
  • Scripts para Upgrade de versão, criados durante o Suporte Premier.

O Suporte Sustaining não inclui:

  • Novas atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas;
  • Novas atualizações fiscais, legais e regulatórias;
  • Novos scripts de Upgrade de versão;
  • Certificação com novos produtos/versões de terceiros;
  • Certificação com novos produtos Oracle.

Veja também

10 motivos para investir em Business Intelligence e crescer na crise

Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante ...
Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante em tempos de crise.

Aceleradores Recours

Libere o poder de seus dados de forma simples e rápida. ...

Arquitetura de dados

A arquitetura de dados surgiu da necessidade cada dia maior de conhecer e integrar as ...
Saiba mais sobre os processos que fazem parte da arquitetura de dados.