Blog Recours

Por que migrar da On-premise para o Oracle Cloud Infrastructure?

O Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é uma plataforma ampla de serviços de nuvem para empresas que buscam alto desempenho, flexibilidade, segurança e redução de custos.

A tecnologia possibilita a criação, execução e armazenamento de aplicativos e ferramentas em uma rede virtual de sobreposição flexível. Ou seja, é a solução ideal para empresas que estão em transição de data center local para o armazenamento em nuvem!

Entenda as principais vantagens do Oracle Cloud Infrastructure

Quando pensamos na definição de OCI, o melhor caminho é entender o que ele pode fazer pela empresa! A tecnologia oferece a capacidade de unir um desempenho confiável e veloz com os benefícios já conhecidos da nuvem, resultando em maior segurança, flexibilidade e economia de custos.

Sendo assim, podemos definir os principais benefícios de migrar para o Oracle Cloud Infrastructure como:

  • Alto desempenho em processamento;
  • Redução de custos e investimentos em TI;
  • Melhora na eficiência, flexibilidade e segurança no armazenamento;
  • Controle granular sobre os dados armazenados;
  • Automação para implementação e manutenção.

Alto desempenho para a sua empresa

O alto desempenho é um tópico que merece destaque porque é realmente um diferencial da tecnologia. O Oracle Cloud Infrastructure oferece servidores bare-metal que podem processar um grande volume de dados em tempo real, aproveitando bancos de dados Oracle altamente escaláveis ​​e tecnologias relacionadas, como Oracle Real Applications Clusters.

Arquitetura aberta

Com o Oracle Cloud Infrastructure, sua organização conta ainda com um serviço suporte entre nuvens, permitindo a integração com outros provedores de nuvem. Você pode executar cargas de trabalho Oracle e não Oracle, ou mesmo apenas a última, no OCI, pois o OCI fornece interoperabilidade por meio da conformidade com os padrões.

Infraestrutura de TI

O OCI oferece diversas opções e níveis de capacidade para as empresas que buscam soluções em computação, como servidores bare metal e máquinas virtuais (VMs), unidades de processadores gráficos (GPUs), computação de alto desempenho (HPC) e orquestração de contêineres.

Mas, sua principal vantagem é a possibilidade de virtualização de rede, que reduz os riscos de segurança que sustentam a maioria dos demais serviços de armazenamento.

Além disso, a Oracle permite que as organizações que já investem em soluções locais, consigam movê-las para a nuvem com facilidade. E o melhor: os gestores podem contar com uma infraestrutura segura, que permite que seus aplicativos, redes e dados permaneçam protegidos contra violações.

Isso é possível por conta da estrutura de criação do Oracle Cloud Infrastructure, que separa recursos de computação e de rede e permite a configuração de defesa em profundidade por meio de firewalls integrados, integração com ferramentas de gerenciamento de acesso de identidade, autenticação multifator, criptografia de dados, entre outros.

Possibilidades da plataforma

Outro ponto positivo do OCI é o desenvolvimento de aplicativos, no qual os desenvolvedores podem projetar, codificar, testar e implementar novos apps na nuvem.

O banco de dados também se destaca pelo alto desempenho, mesmo com intensas cargas de trabalho e movimentação de dados. A empresa pode ainda personalizar a experiência dos clientes com ferramentas centralizadas de análise de negócios.

Software que auxiliam na gestão

As empresas também encontram no OCI alguns aplicativos prontos para uso que podem ser aproveitados para otimizar a gestão de diversos departamentos, como recursos humanos, planejamento de recursos empresariais (ERP), vendas e marketing, gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento financeiro, entre outros.

Como funciona a migração para OCI?

Quando você se inscreve no Oracle Cloud Infrastructure, a Oracle atribui a você uma locação que é basicamente um compartimento seguro e segregado que contém todos os seus recursos de nuvem.

Neste local, sua empresa poderá ter compartimentos diferentes para controlar o acesso de usuários com as permissões necessárias para utilizar os recursos da nuvem.

Os administradores da conta podem criar políticas próprias de acesso para controlar quem acessa cada compartimento (política que será “herdada” para todos os subcompartimentos deste). Essa hierarquia pode ter até seis níveis de profundidade!

Quer saber mais sobre os benefícios Oracle Cloud para a sua empresa?

Se você deseja fazer a migração on-premise para Oracle Cloud, a Recours é a melhor opção. Somos especialistas em gestão, alta disponibilidade, segurança, performance e monitoramento de banco de dados Oracle.

Conte com uma equipe altamente qualificada para entender a sua necessidade e apresentar o projeto que mais se enquadre nas demandas do seu negócio!

Clique aqui e descubra como os diferenciais da Oracle podem transformar a sua empresa!

Veja também

10 motivos para investir em Business Intelligence e crescer na crise

Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante ...
Saiba como o uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um aliado importante em tempos de crise.

Aceleradores Recours

Libere o poder de seus dados de forma simples e rápida. ...

Arquitetura de dados

A arquitetura de dados surgiu da necessidade cada dia maior de conhecer e integrar as ...
Saiba mais sobre os processos que fazem parte da arquitetura de dados.